Pensamos na criança como um indivíduo em formação, numa das fases mais importantes do desenvolvimento humano.
Nosso olhar para nossos alunos foca os aspectos cognitivo, emocional, social e motor, e acreditamos que a grandeza dessas primeiras experiências é proporcional às condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.
Valorizamos muito a parceria Família e Escola para ajudar seu filho, nosso aluno, a crescer com autonomia, a ter responsabilidade, a interagir socialmente com o mundo e com a vida, sempre visando a um relacionamento pautado na transparência e ética.
A equipe gerente é composta por pedagogas e psicóloga, todas especializadas em Educação Infantil, diariamente presentes e acessíveis no espaço físico da escola. Professoras criteriosamente selecionadas, afetivas, competentes e proativas para este segmento educacional.
Na turma de Maternal 2, as crianças entram com 3 anos completos, muito mais confiantes em si mesmas e na sua capacidade de estar no mundo independente dos familiares, por isso, são poucas as crianças que precisam de um tempo maior para se vincular à escola.
Nesta idade, incentivamos ainda mais a busca da autonomia com pequenas tarefas da rotina escolar. O trabalho de mediação das relações no grupo também vai nesta direção, agora, começamos a estimulá-los para que negociem com mais independência seus interesses e conflitos. Começam a se distanciar da fase autocentrada, portanto, conseguem exercitar a empatia e, com um pouquinho de ajuda, percebem os sentimentos do outro e a importância de construirmos as regrinhas da boa convivência.
É no Maternal 2 que a formalização dos conteúdos começa, e, através dos livros pedagógicos, as crianças iniciam o processo de registro destes conteúdos até então trabalhados apenas concretamente nas vivências coletivas.
Nesta série, a coordenação motora ainda está em desenvolvimento e o controle do lápis e de outros materiais é uma conquista.
Na Pré-escola 1, recebemos as crianças aos 4 anos completos. Muito autônomos e seguros de si, é uma fase onde geralmente dispensam o período de adaptação. Neste momento, sua maior capacidade de abstração reflete no seu desenvolvimento emocional, social e intelectual.
Muito conscientes de si, gostam de exibir suas capacidades e realizações, buscando o reconhecimento da professora. Estão desenvolvendo também uma nova habilidade para analisar as situações e julgá-las, por isso, começam a ficar muito críticos uns com os outros, o que exige uma atenção especial da professora para trabalhar a tolerância com as diferenças e a cooperação entre eles. Esta nova maturidade faz com que aceitem melhor as regrinhas e combinados feitos na escola e consigam expressar suas frustrações verbalmente.
Gostam muito de brincar em grupos, que formam por afinidades, e, agora, percebemos que se organizam também determinados pelos interesses entre meninas e meninos. Ainda transitam intensamente pelo mundo da fantasia, das princesas e super-heróis… fantasias estas que, algumas vezes, transbordam para a realidade.
É na Pré-escola 1 que as crianças despertam para a importância da escrita e a reconhecem como código de registro, diferenciando letras de números.
Iniciar a escrita pelo seu próprio nome, incentiva-as e motiva-as para o mundo letrado; a partir desse interesse, reconhecem os nomes dos amigos percebendo as semelhanças e as diferenças.
Aos 5 anos, a criança está se aproximando do fim da primeira infância, e de fato observamos em seu pensamento e comportamentos os sinais desta transição. Percebemos que ficam mais concentradas em si mesmas e mais amistosas com os que a cercam. Tornam-se menos impulsivas, começam a aprender a pensar antes de falar...
E sua curiosidade sobre o mundo manifesta-se agora com perguntas mais elaboradas tentando entender para que servem as coisas e como são feitas.
Observam atentamente os adultos buscando a compreensão maior sobre as relações familiares e sociais. Com mais facilidade conseguem se colocar no lugar do outro, e a resolver seus conflitos. Mesmo assim ainda não dispensam a mediação atenta da professora, que os incentiva sempre para a autonomia do diálogo.
Brincam com grande empenho imitando o mundo adulto, mas agora gostam também dos jogos com regras pois além de compreenderem comando mais elaborados, aguardam com tranquilidade a sua vez.
Percebemos o prazer que sentem em cada vez mais conquistar autonomia também ao realizarem as atividades pedagógicas. Vivenciam a escola como um espaço social todo seu.
Nesse momento, os alunos são estimulados à leitura e à escrita através da pesquisa de palavras e objetos usando assim as letras do nosso alfabeto. E a partir das vivências, constroem textos coletivos junto à professora. Dessa forma, são orientados a perceber a sequencia temporal dos fatos para então organizar o pensamento anterior à escrita.
Inicia-se também a sistematização dos conteúdos pedagógicos usando os livros didáticos assim como a formação de hábito de estudos através dos deveres de casa.
Maternal 2 – 3 anos completos até 31/03
Pré-escola 1 – 4 anos até 31/03
Pré-escola 2 – 5 anos até 31/03